Os cremes (manteiga) para barrar da marca Alpro, são uma ótima alternativa às manteigas de origem animal. A Alpro disponibiliza uma gama de cremes para barrar / manteigas 100% vegetais para barrar, produzidas à base de soja ou seja manteiga vegan. Estas manteigas não têm qualquer tipo de ingredientes de origem animal e são mais saudáveis.
Eu pessoalmente acho que os cremes para barrar e cozinhar da Alpro, têm um sabor ainda melhor do que as outras manteigas de origem animal. Quem está habituado a utilizar manteigas no pão ou para cozinhar, estas manteigas vegans são maravilhosas e também o preço é mais acessível que algumas manteigas de origem animal.
Existem em 3 variedades:
- Creme de Soja para Barrar Light (250g)
- Creme de Soja para Barrar (250g e 500g)
- Creme de Soja para Cozinhar e Assar (500g)
Descrição:
- Creme de Soja para Barrar Light: este creme para barrar 100% vegetal é perfeito para barrar no pão. Por ser light é rico em sabor, mas baixo em gorduras. (eu pessoalmente não consumo nada light)
- Creme de Soja para Barrar: este creme para barrar 100% vegetal é perfeito para barrar no pão e é delicioso.
- Creme de Soja para Cozinhar e Assar: tem um sabor suave que fica bem com qualquer prato doce ou salgado. Podem utilizar nas vossas receitas diárias. Seja qual for a receita, com Alpro Creme de Soja para Cozinhar e Assar conseguem sempre uma textura perfeitamente dourada às vossas receitas.
Ingredientes:
- Creme de Soja para Barrar Light: Água, óleo egorduras vegetais (18%) dos quais óleo de soja (75%), fibra alimentar: inulina, estabilizador: alginato de potássio, emulsionantes: mono-e diglicéridos de acidosgordos e polirricinoleato de poliglicerol, regulador de acidez: ácido láctico, sal (0,2%), conservante: sorbato de potássio, aromas, corante: caroteno, vitaminas (vit. A 25 UI/g, vit D 2,5 UI/g).
- Creme de Soja para Barrar: Água, óleos e gorduras vegetais (38%) (soja (75%), palma, coco), emulsionante (mono e diglicéridos de ácidos gordos), estabilizador (alginato de potássio), sal (0,4%), regulador de acidez (ácido cítrico), conservante (sorbato de potássio), aromas, corante (carotenos), vitaminas (A, D).
- Creme de Soja para Cozinhar e Assar: Óleos e gorduras vegetais (dos quais 75% soja, palma, coco), água, grãos de soja descascados (0,3%), emulsionantes (E472c, lecitina), sal (0,5%), açúcar, dextrose, conservante (E202), regulador de acidez (ácido cítrico), aromas, corante (carotenos), vitaminas (vitamina A, vitamina D).
BENEFÍCIOS
- 100% vegetal (todos)
- Fonte de ómega 3 (todos)
- Rico em gorduras insaturadas (contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue) (todos)
- 38% de matéria gorda (Alpro Creme de Soja para Barrar)
- 24% de matéria gorda (Alpro Creme de Soja para Barrar Light)
*O Creme de Soja para Barrar (natural e light) e o Creme de Soja para Cozinhar e Assar, ambos contêm uma pequena percentagem de óleo de palma. No entanto depois de contactada a Alpro, esclareceram-me que o óleo de palma que utilizam é adquirido através de um fornecedor certificado que compra óleo de palma de acordo com as normas da RSPO Internacional – Mesa Redonda sobre o Óleo de Palma Sustentável. Podem ver em www.rspo.org com o nome da empresa “WhiteWave Foods”. Isto significa que os óleos revendidos por esta empresa provêm das plantações de palmeiras, e não foram extraídos das florestas tropicais naturais, sendo que este fornecedor é habilitado para fornecer óleo de palma sustentável sobre os princípios e os valores da RSPO.
Também uso esta manteiga vegetal, aliás bebidas vegetais, iogurtes vegetais e manteigas uso sempre da marca Alpro. Só ainda não experimentei o creme para cozinhar e assar da Alpro porque ainda não encontrei onde costumo comprar, mas talvez noutro hiper haja e conto experimentar em breve 🙂
Nós aqui em casa também. Adoramos os produtos da Alpro. A manteiga de assar da Alpro também gostamos muito, só não gosto da imagem do pacote, mas pronto é algo que tenciono insistir para alterarem. (se bem que compreendo (e espero) que quem ainda consuma carne, escolha a manteiga vegetal da Alpro para cozinhar por ver aquela imagem no pacote ^^
Olá tenho um menino Apvl e ovo,está manteiga será 100%apta?obrigado
Olá Dina,
não tenho a certeza se será bom para ele. O melhor é contactar a marca para ter a certeza.
Gratidão.
Bom dia Carina, obrigada pelo esclarecimento relativo ao oleo de palma, pois já tinha reparado que constava na composição e deixei um pouco a alpro de lado.
No entanto na lista de ingredientes faz referencia a inumeros E´s, ora os corantes E são tudo menos saudáveis, até têm uma componente cancerígena segundo consta, e li pelo menos 3 variedades diferentes que constam na composição do alpro soja normal.
Por esse facto deixei de comprar e estou a tentar encontrar uma alternativa. Tem alguma que me possa aconselhar?
Obrigada
Bom dia Inês, as manteigas da marca Provamel (encontram-se nas lojas Celeiro), na realidade são da marca Alpro, mas as soja nesta versão da marca é toda biológica. A manteigas da Provamel, são também muito saborosas e até à quem diga que têm um sabor melhor 🙂
Bom dia Carina, eu deixei de consumir muito recentemente alimentos de origem animal, pelo que ainda tenho muitas dúvidas e dificuldades na seleção de determinados produtos, tais como o creme vegetal, o pão, as massas e os chocolates. Em relação ao creme vegetal, eu estou a utilizar o da marca Planta com sal marinho, mas não tenho a certeza se contém ingredientes de origem animal, se me pudesse esclarecer sobre esta marca agradecia.
Olá José, fico muito feliz pela tua opção 😊
Para cremes vegetais costumo utilizar ou a Alpro (supermercados), ou a Provamel/outras marcas vegans (no celeiro). A Planta realmente não tenho muita confiança porque fazem muitas manteigas de origem animal. Então nunca a compro. Fica aqui o link para as manteigas da alpro: http://www.veggitableblog.com/cremes-manteigas-para-barrar-e-cozinhar-da-alpro/ (e ainda existem natas de soja (para cozinhar e para sobremesas)
Deixo aqui também alguns links com artigos que escrevi sobre diversos alimentos para substituir os habituais de origem animal.
As massas normalmente são todas de trigo duro (só temos de ver quais podem levar ovo ou tinta de choco (aquelas massas pretas). Também é bom introduzir outras massas sem ser sempre o trigo normal, como por exemplo, trigo integral, massa de milho, aveia, bulgur, cuscus, kamut, trigo sarraceno (não é trigo duro), espelta, …
http://www.veggitableblog.com/massas-de-milho/ e http://www.veggitableblog.com/massas-integrais-ricas-em-fibras/
Massas para pizzas, filo, quebrada ou folhada: http://www.veggitableblog.com/massa-folhada-quebrada-filo-pizza/
Os iogurtes de soja são uma boa alternativa aos de origem animal: http://www.veggitableblog.com/iogurtes-vegetais-de-soja-da-alpro/ ou http://www.veggitableblog.com/iogurtes-da-alpro-grande-500g/ ou podes optar por fazer o iogurte em casa http://www.veggitableblog.com/iogurte-de-soja-caseiro/
As bebidas vegetais são uma boa alternativa aos leites de origem animal: http://www.veggitableblog.com/porque-consumir-bebidas-vegetais/
Hoje em dia nos supermercados já encontram-se alguns queijos vegans. Ou então podemos comprar em lojas vegans / online: http://www.veggitableblog.com/porque-consumir-queijos-vegetais/
Podes barrar manteiga de amendoim: http://www.veggitableblog.com/manteiga-de-amendoim-onde-comprar/
Chocolates, existem imensos com leite de origem animal. Mas existem agora uns vegans que são muito bons nos supermercados e que são de leite vegetal. Para culinária existem imensos de chocolate preto e mesmo com 99%, 85%, 70% de cacau. Mas normalmente o chocolate preto é sempre sem leite. Ficam aqui algumas ideias: http://www.veggitableblog.com/chocolate-preto-de-culinaria/
O pão é preciso ver bem os ingredientes, pois existem imensos pães de origem animal. Deixo aqui o artigo para leres: http://www.veggitableblog.com/pao-vegan-no-supermercado/
E fica aqui o link para veres normalmente o que é bom ter na despensa e no frigorífico para quem está agora a iniciar o vegetarianismo: http://www.veggitableblog.com/despensa-e-frigorifico/
Espero que tenha ajudado. Alguma outra informação, estou aqui. Deixo aqui o link do meu próximo Workshop onde também dou muitas dicas para quem está a começar agora e várias ideias para quem já é vegetariano.
http://www.veggitableblog.com/workshops/
É de lamentar ter ÓLEO de PALMA na composição… (100% Óleos vegetais)
É mesmo Alice, por isso chamo sempre a atenção ao Óleo de Palma nos ingredientes.