Receita Iogurte de Soja Caseiro

RECEITA MOVIDA PARA O NOVO SITE

A Receita foi movida para o meu novo site em VER RECEITA: Iogurte de Soja Caseiro

Desde o ano passado que tenho vindo a fazer vários iogurtes, mas nunca ficavam como eu queria. Ou eram muito trabalhosos, ou o sabor não ficava nada de outro mundo. Adoro os iogurtes da Alpro – podem ver o artigo em Iogurtes Vegetais de Soja da Alpro ou em Iogurtes da Alpro Grande 500g, mas sou muito esquisita com os iogurtes caseiros, por isso a minha insistência até conseguir um iogurte vegetal caseiro que adoro. Até que consegui criar um iogurte fácil de preparar e muito saboroso, este para mim é mesmo o melhor iogurte de soja caseiro do mundo, sem dúvida alguma. Não precisam de ingredientes difíceis de encontrar, apenas ingredientes muito conhecidos e que facilmente encontram à venda em supermercados.

São muito simples de preparar e podem optar por fazer deste iogurte: um iogurte sólido, iogurte cremoso (parece o grego), ou mesmo um iogurte líquido. Em baixo explica como preparar. Ainda é raro encontrarmos receitas de iogurtes líquidos caseiros, e com esta receita podem transformar este iogurte num iogurte líquido e levarem para o trabalho, escola, universidade, ou onde quiserem. Apesar de ser prático fazer iogurtes em casa, é importante contar que o iogurte só fica pronto algumas horas depois. Porque ainda vai fermentar durante aproximadamente 8 horas e depois ainda tem de ir ao frigorífico aproximadamente o mesmo tempo. Mas vale todos estes minutos para terem um iogurte caseiro delicioso. Aguenta-se no frigorífico aproximadamente 5 a 7 dias (se levar o sumo de limão). Estes aguentaram-se um pouco mais, mas pode ser do meu frigorífico.

Este iogurte caseiro foi preparado com um iogurte de compra da marca Alpro, para ter a cultura de probióticos, ou seja os fermentos vivos de iogurte (S. thermophilus, L. bulgaricus), ambos probióticos veganos. O termo probiótico vem do grego “pró vida”. Estes probióticos são bactérias benéficas que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e absorção das vitaminas do complexo B e minerais, ajudam na fixação do cálcio e ferro e ainda aumentam a produção de células protectoras, fortalecendo o sistema imunitário. Se não quiserem preparar este iogurte com um iogurte de compra, podem fazê-lo, adicionado a cultura de bactérias vegans benéficas no iogurte. (encontram na loja Efeito Verde ou nas lojas Celeiro)

Contas: tendo em conta os valores aproximados do mercado, adicionando o valor da eletricidade consumida para preparar o iogurte caseiro. Capacidade do iogurte caseiro: 1.400ml = 2,09€

Esta receita foi preparada com a iogurteira, podem ver a minha iogurteira em Iogurteira do Lidl da SilverCrest, mas podem preparar estes iogurtes de soja caseiros mesmo sem ter iogurteira, conseguindo um bom resultado. Podem aquecer o forno a 50 ºC durante 10 minutos e desligam, depois colocam os frascos já esterilizados e com o iogurte acabado de preparar dentro do forno desligado durante 6 a 8 horas. Outra opção é taparem com um pano grosso os frascos já esterilizados e com o iogurte acabado de preparar, enquanto estão quentes e deixarem o mesmo número de horas, 6 a 8 horas.

Para preparar um iogurte de frutas: misturem no iogurte depois de estar preparado (nunca antes, para não estragar), frutas frescas ou um preparado de frutas – por exemplo compotas ou doces. Para iogurte de coco, podem colocar baunilha em pó ou essência de baunilha, nozes, pedaços de chocolate, flocos de coco ou outros aromas, no iogurte.< Receita Iogurte de Soja Caseiro

RECEITA MOVIDA PARA O NOVO SITE

A Receita foi movida para o meu novo site em VER RECEITA: Iogurte de Soja Caseiro