Conhecem o leite de coco em lata que se vende em supermercados ou em lojas de produtos naturais? Aquelas latas de leite de coco que se utilizam em receitas doces ou salgadas, essas mesmo. Normalmente compro o leite de coco em lata nas lojas Celeiro e costumo comprar este: Biona Organic, porque gosto da cremosidade dele e porque é biológico.
Normalmente nas receitas dizemos que é importante coloca-lo no frigorífico para que a camada mais grossa fique em cima e o restante líquido fique em baixo. A parte cremosa do leite de coco é a que dá cremosidade às receitas. Numas experiências em casa a preparar a bebida de coco, reparei que podemos também preparar em casa o leite de coco igual ao que compramos em latas. Fica igualmente sólido quando o levamos ao frigorífico. É muito delicioso, prepara-se muito rapidamente e é leite de coco sólido caseiro. Uma delícia para as receitas de gelados, tartes, bolos, entre outras.
A parte que fica no pano (que se chama okara) não se deita fora, podem utilizar para fazer biscoitos (explico como fazer biscoitos de okara no meu recente livro de cozinha Cozinha 100% Vegetal e Saudável (disponível na livrarias: fnac, bertrand, supermercados: Continente, Jumbo, Pingo Doce, Online: loja Veggitable, Fair Fair, Lojinha Vegana, … Podem ainda utilizar a okara, nos cereais do pequeno almoço, batidos, colocar em saladas ou bolos.
Esta receita está disponível para a versão Bimby e modo tradicional.
- 50gCoco, ralado
- 500mlÁgua
- 10mlGeleia de agave ou de arroz (opcional)
- Coloque o coco ralado, a geleia de agave (ou a geleia de arroz) e metade da água numa liquidificadora e misture durante 2 minutos na velocidade máxima.
- Adicione a restante água e triture mais um pouco.
- Coloque, num recipiente alto, o coador (pode prender um pano fino com um elástico ou um cordel) e verta delicadamente a mistura segurando o coador (ou o pano com as mãos). Esprema bem até sair todo o líquido.
- Transfira para um recipiente largo e não muito alto. A bebida vegetal pode ser consumida como bebida de coco, mas se a guardar no recipiente redondo e mais baixo – por exemplo: uma taça de cereais de pequeno almoço e deixar no frigorífico durante 6 a 8 horas ela vai solidificar na parte de cima e o líquido ficará em baixo.
- Coloque no copo da Bimby o coco ralado, a água e a geleia de agave (ou geleia de arroz), programe 2 min | vel 9
- Coloque, num recipiente alto, o coador (pode prender um pano fino com um elástico ou um cordel) e verta delicadamente a mistura segurando o coador (ou o pano com as mãos). Esprema bem até sair todo o líquido.
- Transfira para um recipiente largo e não muito alto. A bebida vegetal pode ser consumida como bebida de coco, mas se a guardar no recipiente redondo e mais baixo – por exemplo: uma taça de cereais de pequeno almoço e deixar no frigorífico durante 6 a 8 horas ela vai solidificar na parte de cima e o líquido ficará em baixo.
Quando opto por comprar o leite de coco, compro este nas lojas Celeiro.
olá 🙂 o agave é apenas p o sabor ou tb contribui p a textura do leite? Poderá ser substituido por outro ingrediente? obrigada, raquel
Olá Raquel, o agave foi apenas para dar sabor. Porque estava a preparar uma bebida vegetal de coco e durante a preparação descobri o leite de coco igual aos de lata ^^
Mas em principio pode-se tirar a geleia de agave sem haver necessidade de substituir por outro ingrediente. 🙂
Boa tarde! Pelo que percebi, o que se aproveita mesmo é o líquido que provém daquela “massa” de coco que é espremida, certo? Esse mesmo líquido é que se transforma no “leite de coco”, podendo deitar fora o que fica no pano, correcto? Obrigado.
Olá João, sim. Para fazer o leite de coco (versão cremosa) aproveitamos o líquido que esprememos do pano, que depois quando colocamos no frigorífico (numa taça de cereais por exemplo) fica espesso.
A outra parte que fica no pano (que se chama okara) não deites fora, podes utilizar para fazer biscoitos (explico como fazer biscoitos de okara no meu recente livro de cozinha “Cozinha 100% Vegetal e Saudável” (disponível na livrarias: fnac, bertrand, … supermercados, online. Ou então ainda podes utilizar nos cereais do pequeno almoço, batidos, colocar em saladas, ou mesmo noutros bolos 🙂
Olá Carina. Finalmente resolvi testar esta receita mas algo não deve ter corrido bem. Queria ter conseguido o tal “creme” derivado do leite de coco. Fiz os passos todos necessários mas… algumas excepções: em vez de 50 gr. coloquei 100 gr. de coco ralado para 1lt de água, ou seja, dupliquei a receita (versão Bimby e não coloquei qualquer tipo de “adoçante”). Terá sido por isto que ficou apenas no fundo um pouquinho de líquido mais opaco, mas nada que se parecesse com creme? Terá sido pela marca do coco ralado que usei?
Tinha duas fotos do resultado final, mas como não é possível mostrar aqui, fica a ideia…
Obrigado.
João Pedro
Olá João, que estranho. Vou voltar a fazer a receita. Com 50g e tentar fazer como tu fizeste com 100g (duplicando a receita e sem a geleia).
Para ver como corre novamente deste lado. Depois partilho aqui o resultado.
Obrigada pela partilha 🙂
Boa tarde,
Não entendi uma parte. Com a mesma receita obtemos bebida vegetal e leite de côco? A diferença está entre colocar ou não no frigorifico??
Obg
Olá, sim é como fazer uma bebida vegetal de coco, mas depois colocamos num recipiente de vidro, mais raso e largo e coloca-se no frigorífico para que solidifique bem e se torne leite de coco espesso como os de lata. 🙂
O coco ralado pode ser o comprado em supermercado ou deve ser fresco? E as garrafinhas de leite de coco de supermercado, pode ser usada com a mesma finalidade? ou não tem nada a ver com o leite de coco de lata?
Olá Luciana, o coco ralado pode ser de supermercado. Há leite de coco que vem em pacotes de cartão. Esse é líquido, depois há as latas de leite de coco que é mais espesso. Esta receita é para fazer o leite de coco das latas.
Não sei se consegui responder ao que me perguntas.
Como mudei de site se quiseres podes seguir-me em http://www.bepureinside.com 😊
Só 50 g de coco mesmo? Parece tão pouco
Leva 500 ml de água, podes sim colocar mais coco ralado para ficar mais espesso.
Por exemplo no meu site novo tenho a receita de leite de coco que é a metade desse. O truque aqui é o recipiente onde o guardas. Quanto mais largo e baixo mais consistente a parte superior fica.
https://bepureinside.com/leite-bebida-de-coco/