Conhecem o leite de coco em lata que se vende em supermercados ou em lojas de produtos naturais? Aquelas latas de leite de coco que se utilizam em receitas doces ou salgadas, essas mesmo. Normalmente compro o leite de coco em lata nas lojas Celeiro e costumo comprar este: Biona Organic, porque gosto da cremosidade dele e porque é biológico.

Normalmente nas receitas dizemos que é importante coloca-lo no frigorífico para que a camada mais grossa fique em cima e o restante líquido fique em baixo. A parte cremosa do leite de coco é a que dá cremosidade às receitas. Numas experiências em casa a preparar a bebida de coco, reparei que podemos também preparar em casa o leite de coco igual ao que compramos em latas. Fica igualmente sólido quando o levamos ao frigorífico. É muito delicioso, prepara-se muito rapidamente e é leite de coco sólido caseiro. Uma delícia para as receitas de gelados, tartes, bolos, entre outras.

A parte que fica no pano (que se chama okara) não se deita fora, podem utilizar para fazer biscoitos (explico como fazer biscoitos de okara no meu recente livro de cozinha Cozinha 100% Vegetal e Saudável (disponível na livrarias: fnac, bertrand, supermercados: Continente, Jumbo, Pingo Doce, Online: loja Veggitable, Fair Fair, Lojinha Vegana, … Podem ainda utilizar a okara, nos cereais do pequeno almoço, batidos, colocar em saladas ou bolos.
Esta receita está disponível para a versão Bimby e modo tradicional.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 10 m
Serve 1
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 50g
    Coco, ralado
  • 500ml
    Água
  • 10ml
    Geleia de agave ou de arroz (opcional)

  1. Coloque o coco ralado, a geleia de agave (ou a geleia de arroz) e metade da água numa liquidificadora e misture durante 2 minutos na velocidade máxima.
  2. Adicione a restante água e triture mais um pouco.
  3. Coloque, num recipiente alto, o coador (pode prender um pano fino com um elástico ou um cordel) e verta delicadamente a mistura segurando o coador (ou o pano com as mãos). Esprema bem até sair todo o líquido.
  4. Transfira para um recipiente largo e não muito alto. A bebida vegetal pode ser consumida como bebida de coco, mas se a guardar no recipiente redondo e mais baixo – por exemplo: uma taça de cereais de pequeno almoço e deixar no frigorífico durante 6 a 8 horas ela vai solidificar na parte de cima e o líquido ficará em baixo.
  1. Coloque no copo da Bimby o coco ralado, a água e a geleia de agave (ou geleia de arroz), programe 2 min | vel 9
  2. Coloque, num recipiente alto, o coador (pode prender um pano fino com um elástico ou um cordel) e verta delicadamente a mistura segurando o coador (ou o pano com as mãos). Esprema bem até sair todo o líquido.
  3. Transfira para um recipiente largo e não muito alto. A bebida vegetal pode ser consumida como bebida de coco, mas se a guardar no recipiente redondo e mais baixo – por exemplo: uma taça de cereais de pequeno almoço e deixar no frigorífico durante 6 a 8 horas ela vai solidificar na parte de cima e o líquido ficará em baixo.

Quando opto por comprar o leite de coco, compro este nas lojas Celeiro.
Leite de Coco - Lata Biona