No dia 10 de Maio eu e o Artem fomos até ao Martim Moniz procurar produtos vegans e baratos. O nosso objetivo principal eram aquelas massas de arroz que se envolvem os vegetais, ficam deliciosas e com um aspeto mais do que apetecível. Confesso que já queríamos ir lá há mais de dois anos, depois de provado uns spring roll cheios de vegetais e com um sabor fantástico, mas na altura ainda não seguimos um estilo de vida vegan e portanto não sabíamos quais tinham sido. O tempo passou e quando ficarmos vegans queríamos encontrar algo semelhante ao que tínhamos provado naquela altura, sabíamos que possivelmente haveria à venda no Martim Moniz, mas teriam de ser puros, sem ingredientes de origem animal.
Chegou então o dia de irmos até lá, eu já não ia há imensos anos e ele nunca lá tinha ido. Calculávamos que o caminho seria “para aquele lado”, mas ao mesmo tempo era um caminho abstrato, ligámos então o GPS e seguimos as coordenadas geográficas até ao local. Bem, não foi bem até ao local, porque quando estávamos próximos do Martim Moniz a polícia tinha bloqueado a estrada e tivemos de improvisar: vira aqui, vira ali, estrada cortada, rua sem saída, sentido obrigatório e depois de algumas voltas, demos com o centro. Afinal o Martim Moniz parecia-me muito maior quando eu era mais novinha, ou será que fui eu que cresci? ^^ De facto é grande sim e tem tantas lojas nem sabíamos por onde começar, encontrámos uma loja indiana perto de umas escadas, a loja é pequenina, mas tem imensos produtos. Tantos que apesar de conhecermos muitos produtos, ainda haviam bastantes que não conhecíamos. Dessa loja trouxemos: Feijão Urad 1 kg, Feijão Mung 1 kg, Lentilhas Masoor Encarnado 1 kg, Lentilhas Masoor Verdes, Lentilhas Masoor Inteiras 1 kg e Anis Estrelado 500 g. Os preços rondam os 2€ e até por vezes menos à exceção do Anis estrelado que ronda os 5€. Por falar em Anis Estrelado partilho convosco que é uma das minhas especiarias favoritas, adoro colocar em diversas receitas, porque dá um aroma doce e ao mesmo tempo oriental. Adorei sair de lá com um saco cheio de produtos saudáveis e com imensas ideias de receitas.
Mas ainda não tínhamos encontrado as nossas massas de spring roll e portanto fomos perguntar onde é que no Martim Moniz existia uma loja asiática, apontaram-nos que seria fora do centro e uma vez lá fora, continuávamos sem encontrar. Voltamos para o centro e disseram-nos que existia dentro do centro no cantinho recolhido e que era a loja mais em conta dentro do Martim Moniz. Lá fomos nós, não era a loja que queríamos, mas é mais uma loja indiana e com produtos supostamente mais em conta do que da primeira que fomos, para a próxima experimento e depois digo-vos o que achei. Voltámos para a rua mais e um bocado à frente estava a loja asiática. A loja é bastante grande e tem imensos produtos, têm de filtrar claro, porque eles têm muitos produtos que não interessam nada. Como não encontrávamos as tais massas de arroz para enrolar os vegetais, tivemos de perguntar se tinham. Quando explicamos que massas queríamos não nos entendiam, expliquei depois que era para enrolar vegetais e derreteste os dois asiáticos riram-se, riram-se e levaram-nos ao sítio. Lá estavam as massas de arroz, mas que afinal se chamam papel de arroz, os dois riram-se e diziam constantemente “massa de arroz!”. Oops, afinal eu expressara-me mal há tanto tempo, calculo que devo ter lido papel de arroz, mas para mim era sempre massas de arroz, o nome agora soa muito melhor, “Papel de Arroz”. Existem em diversos formatos, para fazerem formas diferentes e muito engraçadas. Eu trouxe o formato quadrado e redondo.
Andámos um bocado mais pela loja e finalmente descobrimos os Spring Roll ou também conhecidos por Massa de Crepe, que afinal são vegetarianos e não contêm nenhum ingrediente de origem animal, mas procurem bem porque existem algumas marcas e alguns contêm óleo de palma, o que nós não consumimos, por cuidado com os habitats dos animais, porque não é de todo saudável e está associado a casos de cancro. Comprámos também Massa de Batata-doce, que nos pareceu incrível lá na loja, mas já experimentámos e não gostámos muito. Não que o sabor seja mau, mas não sabe ao que esperávamos, aliás não nos sobe a nada. Nesta loja ainda comprámos cogumelos Enoki, Rebentos de Soja, Rebentos de Feijão Mung, cebolinho, Arroz Preto e Arroz Vermelho.
Que compras tão boas! 🙂 Estou há tanto tanto tempo para lá ir, toda a gente me diz que se compram coisas fantásticas a bom preço, tenho de fazer uma visita!
Olá Patrícia. Foi realmente uma tarde muito agradável porque ficamos rodeados de tanta oferta e de tantas novidades que só nos apetecia pensar em novas receitas e novidades. Vale mesmo a pena 🙂