Há uns dias encontrei no supermercado Aldi, a salicórnia, um substituto do sal. Também conhecida como “sal verde” ou ainda “espargo do mar” por ser semelhante aos espargos verdes. A salicórnia apresenta-se em folhas verdes e com aparecia de escamas. O nome cientifico é Salicornia Ramosissima.
Mas o que é a salicórnia? É um perfeito substituto do sal para quando não se pretende adicionar sal de qualquer tipo (sal comum, sal marinho, flor de sal, sal dos Himalaias, …). Esta planta, dá o sabor ao sal, sem ter de o adicionar directamente. É também boa para quem é hipertenso (desde que a utilização seja moderada), ou mesmo para quem pretende variar a utilização do sal habitual na alimentação.
A salicórnia é cada vez mais vista como uma alternativa ao sal, mas na minha opinião é uma forma diferente de consumir o sal e pode ser utilizado como normalmente se utiliza o sal: em sopas, pratos principais, saladas, molhos ou em qualquer receita que pretendemos adicionar sal. Não costumo utilizar sal nas minhas receitas, muito excepcionalmente adiciono, se pretender testar alguma receita para a nossa loja online. Mas gostei de experimentar a salicórnia.
Como consumir a salicórnia? A quantidade a adicionar é aquela que preferirem, mas um molhinho pequenino chega perfeitamente para sentir o sabor apurado dos alimentos e ainda dá um travo e um sabor especial aos cozinhados. Encontram salicórdia à venda no Aldi, Jumbo, Continente e Pingo Doce.
A salicórnia nasce perto das salinas, pântanos salgados e zonas húmidas. Como é banhada pela água salgada do mar, a salicórnia fica com um travo salgado, podendo assim ser um bom substituto do sal. Podemos conservar a salicórnia no frigorífico por aproximadamente 1 semana ou mais.
Principais benefícios do uso da salicórnia: Vitamina A, B e C. Sais minerais: cálcio, ferro e iodina. Rica em hidratos de carbono. Ideal para hipertensos (mas em pouca utilização).
Vejam mais sobre este ingrediente na secção do site em: Receitas -> Ingredientes
Olá Carina.
A comida corre o risco de ficar salgada, tal como se exagerarmos do sal?
O sabor é só salgado ou fica com um travo “herbal” ou azedo?
Há ervas que têm um travo a amargo ou desagradável, é o caso??
Nunca vi à venda mas não vou ao Jumbo.
Obrigada
Olá 😊
Quando utilizamos aqui em casa, colocamos um raminho jeitoso de salicórnia e não senti que tivesse ficado salgado. E eu sou super sensível ao sal nas receitas e com a salicórnia não senti essa sensação de salgado, mas também não senti a presença de um travo amargo ou mesmo “herbal”.
Penso que a única coisa que realmente senti é que parecia que tinha colocado sal, mas sabia que não 😊
Por isso recomendo mesmo a quem seja intolerante ao sal.
Até agora só vi no Aldi e no Jumbo. Se souber de mais alguma loja acrescento aqui .
Obrigada pelo teu comentário.
olá, faço hemo-dialise, nunca utilizei, mas gostaria de saber se posso substituir pelo sal?
Olá Maria Fátima, como faz hemodiálise, o meu conselho é perguntar ao médico de família, porque nestes casos é importante medir o consumo de sal. A Salicórnia tem sal, pois desenvolve-se perto das salinas, pântanos salgados e zonas húmidas.
A Salicórnia mesmo que contenha pouco sódio ainda contém algum – 189 miligramas de sódio a cada duas gramas de salicórnia (o que é considerado baixo, mas ainda assim contém), por esta razão não lhe sei dizer ao certo que pode substituir o sal pela salicórnia, já que se trata de uma hemodiálise. Caso venha a descobrir seria ótimo partilhar por aqui 🙂
Obrigada pelo comentário pertinente.
Cuidado que não dá para quem é hipertenso pois ela acumula sódio! fui confirmar em artigos científicos.
Obrigada F, pelo teu comentário. O que eu queria dizer mesmo, é que é melhor do que a utilização excessiva do outro sal, pois este acaba por ser mais natural, para casos em que o sal deva ser reduzido. Mas fica a ideia. 🙂
Olá!
Gostava de perguntar apenas uma coisinha. Tentei comprar salicórnia nas superfícies comerciais, mas nunca fui bem sucedido. Por acaso, sabe-me dizer onde é que posso comprar salicórnia e, se possível, as sementes…
Muito obrigado,
Continuação de um grande sucesso 🙂
Olá José. Eu normalmente vejo à venda no Aldi, Jumbo (vejo mais vezes), Pingo Doce e penso que já vi no Continente também.
As sementes nunca encontrei.
Muito obrigada, deixo aqui o link do meu novo site: http://www.bepureinside.com (este deixei de adicionar informação, e apenas vou manter o outro mais ativo 😊)