Aqui está, estou super contente por finalmente conseguir partilhar convosco um esparguete de curgete espiralizada com molho pesto e gomásio. Já tinha o espiralizador à algum tempo e sempre que fazia alguma receita com o espiralizador dizia para mim mesma que um dia tinha de partilhar esta maravilha de esparguete de curgete. Vale mesmo a pena fazer este tipo de receitas, porque é uma riquíssima novidade para comer mais curgete. O facto de o envolver em pesto, torna-o muito atractivo e ainda uma excelente combinação. Uma óptima forma de acompanhar um prato principal.
Aproveito também para falar um pouco sobre o Gomásio, um ingrediente japonês que se escreve Gomashio, cujo nome deriva de (Goma (sésamo) + shio (sal)) e é bastante utilizado no Japão. A sua composição é muito simples, sésamo torrado com sal marinho que por sua vez também é torrado, mas apesar de conter o sal, neste caso não é prejudicial. Pode ser utilizado em saladas, molhos, sopas, pratos principais e até mesmo em bolos. É uma boa alternativa ao sal, porque para além de dar o sabor que conhecemos do sal, não tem os efeitos negativos deste. O consumo de Gomásio neutraliza a acidez do sangue e portanto equilibra melhor o pH do mesmo, fortalece o sistema nervoso e imunitário e ainda é muito rico em cálcio. Este ingrediente pelas suas características é muito utilizado na cozinha macrobiótica.
- 1Curgete
-
Gomásio, a gosto
- Lave a curgete e corte ao meio e corte também as pontas.
- Introduza o centro da curgete na máquina na parte metálica e só depois empurre o braço para os picos colarem-se à outra parte da curgete.
- Espiralize a curgete, rodando o braço. Faça o mesmo com a outra metade. (utilize um prato para caírem os fios de curgete).
- Faça o Pesto: Ver a receita de pesto aqui
- Envolva o pesto no esparguete de curgete e no final adicione o gomásio por cima.
Deixe o seu comentário