Os marmelos chegam na época de outono. Chegam as novas receitas de marmelos, as marmeladas e os marmelos assados no forno. Como tinha imensos marmelos biológicos, decidi fazer marmelos assados no forno, porque apesar de ser uma receita bastante conhecida. Não me lembro de fazer, nem de a comer.
Depois de algumas pesquisas e adaptações, cheguei a esta receita que ficou bastante docinha e muito simples de fazer. Normalmente esta receita leva vinho tinto, mas como não consumo bebidas alcoólicas e o vinho não é vegan (existem alguns vinhos que são, mas têm de os saber encontrar), não coloquei. Fica muito bom também sem o vinho. Vi também em alguns sites, que os marmelos demoram muito a assar e noutros que apenas 15 minutos bastavam. O que no meu caso não aconteceu. Precisei de 50 minutos, para chegar ao ponto que queria. A utilização da folha de alumínio é opcional, mas se não utilizarem, talvez sejam precisos mais alguns minutos no forno até os marmelos ficarem moles.
- 6Marmelos
- 70mlGeleia de agave
- 1 cspCanela em pó
- 250mlÁgua (morna)
- 2Anis estrelado
-
Folha de alumínio
- Num recipiente de ir ao forno, numa assadeira por exemplo, misturar todos os ingredientes. Cortar os marmelos ao meio e retirar os caroços (pode não retirar a casca).
- Cortar em quartos e envolver bem na calda.
- Polvilhar com canela em pó por cima e borrifar com água.
- Fechar a assadeira com a folha de alumínio (parte brilhante (alimentar) para dentro).
- Levar ao forno a 200 ºC durante 50 minutos. (se necessário acrescente mais água)
- Retirar a folha de alumínio e deixar mais 10 minutos ou até os marmelos ficarem dourados e macios.
- Sirva os marmelos com a calda.
Gostei da receita. Especialmente nesta altura do ano em que os marmeleiros estão no ponto!
Uma observação: o uso de vinho que tenha bentonite (argila) como agente de colagem, ou similares, é de facto apto para vegans.
O uso de gelatina, albumina, entre outros, é que se tem de evitar a todo o custo, para não falar da dificuldade em encontrar nos rótulos qual o agente de colagem utilizado.
Olá,
muito obrigada pelo teu comentário. Sim nesta altura do ano é perfeita 😊
Em relação ao vinho, realmente é verdade, já tinha tido conhecimento que existem vinhos vegans. Foi lapso ao escrever, corrigi agora ^^
Obrigada pela tua partilha.