O Tofu é um alimento com origem na China à milhares de anos. Apresenta-se com uma cor branca de textura macia e sabor neutro. É vendido em blocos de 250g, 500g ou 1kg. O tofu absorve muito bem o sabor dos outros alimentos e temperos. Não contém glúten, nem colesterol.

    Como é produzido?

O tofu é produzido a partir dos grãos de soja: bebida de soja fervida com nigari que serve como coagulante, que quando é prensado forma-se o tofu. O tofu revela-se uma excelente fonte de proteínas e cálcio. Não contém glúten, nem colesterol.

    Apresentação:

O tofu pode ser suave, firme ou muito firme (conforme a pressão que é feita no momento de o confecionar). O suave é utilizado mais em cremes que queremos que sejam cremosos. O firme ou muito firme, é mais utilizado saltear, assar, esfarelar. O tofu pode ainda ser natural, fumado, com cenoura, com azeitonas, ou outros variadíssimos sabores. Cada vez mais em mercados e supermercados, encontramos sabores diferentes no tofu e com estas novidades, podemos dar novos sabores às nossas receitas.

    Onde comprar:

Hoje em dia é cada vez mais fácil encontrar tofu à venda. Facilmente encontra tofu de vários tipos e sabores em supermercados, mercados ou lojas dietéticas. Opto sempre por preferir tofu biológico, ou seja em que os grãos de soja sejam biológicos. Prefira o tofu fresco ao invés daqueles que são secos e que vêm em caixas. Pois os frescos não contêm conservantes.

    Conservação:

O tofu conserva-se no frigorífico assim que o compramos até à data da validade. Antes de utilizar e como foi visto no vídeo, descartamos a água e lavamos o tofu em água corrente. Se entretanto não utilizar o tofu todo, para o conservar deve: coloca-lo num recipiente (de preferência de vidro), cobri-lo com água e fechar o recipiente. Todos os dias deve trocar a água do tofu até à utilização, que deve ser dentro de 1 semana. Não congele o tofu, pois quando é descongelado perde a consistência e não absorve tão facilmente os sabor dos alimentos.

MODO DE PREPARAR

Para que o tofu absorva bastante o sabor dos outros alimentos, é aconselhável drena-lo, enrolando-o num papel ou pano de cozinha e pressionar levemente. Pessoalmente nem sempre dreno o tofu e mesmo assim absorve os sabores dos condimentos e fica muito bom.

Normalmente dreno o tofu para que ele ganhe mais o sabor. Pode também temperar ou marinhar no minimo 20 minutos a meia hora ou mesmo de véspera, por exemplo com alguns destes temperos (molho de soja, tamari, vinagre balsâmico ou de maçã, alho em pó ou fresco, azeite, limão, louro, paprika, açafrão das índias, pimenta, pimentão, gengibre em pó ou fresco, ou outras ervas aromáticas e condimentos que mais gostar…), o tofu vai absorver os temperos e condimentos que lhe der portanto certamente que vai gostar de o provar.

Experimente fazer espetadas, é delicioso, veja a receita Espetadas de Tofu, veja mais receitas com tofu no site ou veja outras receitas deliciosas no meu livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável
Pode cortar aos cubinhos, tiras, filetes ou esmagado (tipo “ovos” mexidos), ou mesmo ainda em moldes engraçados para festas ou para as crianças.

Um dos modos de confeccionar muito rápido é cortar em tiras ou quadrados e refogar em azeite, alho e especiarias.
O tofu simples cortado em quadradinhos pequenos pode ser utilizado cru em saladas o que dá-lhe um toque e sabor muito idênticos ao queijo feta. Utilize-o como utilizaria o peixe ou carne, mas agora sem maus sabores, sem espinhas ou ossos, sem tendões ou gorduras, sem colesterol mau (LDL) e principalmente sem gritos de agonia.
Experimente as diversas possibilidades de utilizar o tofu simples, com cenoura, com azeitonas, feito no barro, grego, italiana…

BENEFÍCIOS

  • Rico em proteínas (essencial para a reparação e crescimento dos músculos)
  • Fonte de minerais como o cálcio, fósforo e magnésio
  • Possui um baixo teor de gordura saturada
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares (uma vez que possui isoflavonas)
  • Reduz o risco de cancro da mama e da próstata (uma vez que possui isoflavonas)