A couve romanesco ou couve romanesca é a flor da Brassica oleácea. Então o que é? Pertence à família da couve-flor, dos brócolos, das couves, do repolho e da couve-de-bruxelas. Tem origem na Itália, mais precisamente em Roma. Já é conhecida desde o século XVI, mas apenas nas últimas décadas é que começou a ficar disponível e conhecida noutros países.
A forma geométrica da couve romanesco é lindíssima, e muito citada como exemplo de uma forma fractal na natureza. Vista ao pormenor a couve romanesco tem a sequência de fibonacci, ou seja a multiplicação das flores na sua perfeição desde flores grandes até flores super minúsculas. Onde se podem comprar? A couve romanesco começa a entrar na cozinha de muitos portugueses e por isso é muito mais fácil hoje em dia encontra-la. Podem comprar em vários supermercados ou mercados. A consistência da couve romanesco é mais tenra do que a da couve-flor, por isso deve ser pouco cozinhada.
Como utilizar ou cozinhar: É muito versáteis e podem utilizar em inúmeras receitas, como por exemplo, cozidas a vapor, no forno, cozidas em água, cruas em saladas, sopas, etc.
SAZONALIDADE
BENEFÍCIOS
- Rica em vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), C, K
- Rica em fibra, potássio e carotenóides
- Rico em ácido fólico e potássio
- Antioxidante (protege os radicais livres, mantendo a pele jovem)
- Neutraliza os ácidos do estomago
- Anti-cancerígena
Deixe o seu comentário