RECEITA MOVIDA PARA O NOVO SITE
A Receita foi movida para o meu novo site em VER RECEITA: Bebida (leite) vegetal de aveia
Esta receita pertence ao meu novo site: www.bepureinside.com. A Veggitable deixou de ser atualizada e mudei para o site www.bepureinside.com. Fiquem a conhecer as novas receitas do www.bepureinside.com. Podem saber mais sobre isto nos artigos que escrevi aqui e aqui.
Receita original no meu novo site em: Be Pure Inside | Leite (bebida) de Aveia
Fazer bebidas vegetais (leite vegetal) é cada vez mais usual. Antigamente achava que fazer a nossas próprias bebidas era um processo demorado e complicado. Por essa razão limitava-me a utilizar bebidas vegetais de compra. Quando comecei a experimentar fazer mais vezes estas bebidas vegetais, descobri que era muito simples e mais prático do que comprar uma bebida vegetal.
No entanto quando comecei a fazer as minhas bebidas vegetais, não gostei logo do sabor delas, achei-as “deslavadas” e sem sabor ou com pouquíssimo sabor. E por essa razão evitava preparar o leite vegetal em casa. Mas o nosso paladar habitua-se muito facilmente e muito mais rapidamente quando nós também queremos a mudança em nós.
- Não precisamos carregar embalagens de bebidas vegetais para casa (carregava imensas)
- Podemos fazer os nossos sabores e combinações que mais gostamos (variamos mais)
- Podemos optar por adoçar a gosto ou fazer simples (reduzimos o excesso de consumo de açúcar)
- Fica muito mais em conta do que as bebidas vegetais de compra (vão notar a diferença)
- Poupamos em embalagens desnecessárias (1 embalagem por cada litro é muito plástico/cartão)
- Evitamos os corantes, conservantes e os aditivos de sabor (a saúde agradece)
- Mais fresco (porque é feito no momento)
Hoje preparo as minhas bebidas vegetais em segundos. Porque a prática também ajuda muito. Recentemente também comprei um “ChufaMix” (uma máquina de fazer bebidas vegetais muito rapidamente) – O processo é muito semelhante. Colocam a aveia no copo, e adicionam 500ml de água. Trituram com a varinha mágica durante 2 minutos. Levantam levemente o passador e com o bastão decalcam a aveia. Adicionam mais 500ml de água, envolvem e está pronto. Podem utilizar o processador de alimentos, e usar o “ChufaMix” como coador.
Com estes processos em menos de 2 minutos temos uma bebida pronta – saborosa, fresca e feita por nós. Sem dúvida que estou agradecida por ter começado a preparar as minhas bebidas vegetais.
A aveia pode conter gluten – se quiserem preparar esta bebida vegetal sem gluten, podem comprar flocos de aveia com a indicação de não terem gluten.
Esta receita está disponível para a versão Bimby e Tradicional.
Vejam o vídeo da receita em baixo
Luz e amor,
Carina Barbosa
Posso acrescentar um yougurte?
Olá Alice, sim podes acrescentar um iogurte o que vai tornar a bebida mais espessa. Guarda à mesma no frigorífico e o prazo de validade vai manter-se o mesmo.
Tenho prática de fazer leites na Midzu, mas também sei que os grãos de cereais devem ser demolhados com antecedência, no mínimo 12 horas! Quando se usa arroz integral, aveia, cevada, centeio integrais, deve-se fazer este processo – demolhar sempre; para isso, é preciso ter organização e uma boa logística – é verdade – e sobretudo – para quem tem família – envolver os outros membros da família nestas tarefas; se cada um fizer a sua parte – tudo funciona melhor. Na minha Midzu, faço leites – guardo a Okara para pasteis, quiches e outros tipo de preparados; faço papas para o pequeno almoço, de arroz, aveia, cevada, que guardo no frigorífico, em frascos de boca larg.; De cada vez que aqueço, posso adicionar sementes, bagas, flocos, linhaça, maca, etc e eventualmente fruta em forma de redução – sem qualquer espécie de açucar. Aqui em casa acabaram-se os cereais de pequeno almoço, porque têm muito açucar e mel – está tudo proibido: Os cereais são doces – as pessoas é que estão muito mal habituadas, porque comem desde muito cedo tudo com muito açucar, e comparam com o leite de vaca, que é naturalmente doce – mas o empacotado leva açucar; estamos com o açucar em todo o lado – desde iogurtes a produtos de charcutaria, pão – é preciso saber escolher muito bem o que se compra , e passar a fazer várias tarefas em casa – ainda que a vida de hoje em dia não permita – somos escravos do trabalho – e isso é um erro! Pão de qualidade, ainda que do supermercado – só pão alentejano, de Mafra e broa de milho ou centeio – vão ver as % de açucar nos hidratos de carbono – tem de ser muito baixa – de preferência, abaixo de 3.
Obrigada pela tua partilha Madalena sobre a máquina de fazer leite vegetal da marca Midzu 🙂