Este merengue de Aquafaba é muito simples de preparar e é super versátil em sobremesas. Nesta receita mostro-vos alguns truques para sair sempre bem as receitas com aquafaba. Para saberem mais sobre o que é a aquafaba, vejam o artigo sobre esta maravilhosa substituição das claras do ovo em: Como Fazer Aquafaba para Substituir Claras de Ovo.
Truques para a aquafaba funcionar bem nas receitas:
Terem a certeza que a calda de aquafaba é a ideal para a receita. A água de cozer o grão de bico não pode ser muito nem líquida nem muito sólida, tem de ser parecida com as claras de ovo antes de serem batidas.
O vinagre estabiliza a aquafaba permitindo que esta funcione melhor quando é necessário levar ao forno.
O açúcar em pó ou geleias são o mais apropriado para a realização do merengue, do que açúcar granulado. Pois conseguimos atingir a cremosidade de um merengue quando utilizamos estes dois primeiros ingredientes.
Antes de adicionar o açúcar em pó, devemos certificar que a aquafaba já está num ponto igual ao das claras em castelo (virar o recipiente ao contrário e não escorrer a espuma de aquafaba)
A aquafaba deve ser sempre batida com a batedeira elétrica ou com um robot de cozinha (ex. Bimby, …)
A aquafaba deve ser batida num recipiente sem qualquer gordura, e o mais limpo possível. É por isso aconselhado um recipiente de vidro.
A aquafaba pode ser batida numa temperatura ambiente, mas aconselho a baterem quando está fria de frigorífico, a meu ver, parece-me que “monta” muito melhor.
Podem utilizar a água de cozer o grão de bico em casa, a água do grão de bico de lata ou frasco (mas atenção à quantidade de sal presente nestes dois últimos).
Depois de cozer o grão de bico, se virem que sobrou muita aquafaba e está num estado muito líquido, fervam essa água para reduzir até metade até ficar com apenas 250ml (uma chávena) – tem de ficar num estado não muito líquido (tipo as claras de ovo).
Se tentaram fazer aquafaba com grão de bico cozido em casa e não funcionou, aconselho a utilizarem uma lata ou frasco de grão de bico já cozido e tentarem com essa aquafaba (atenção à quantidade de sal dessas ladas). Aqui o truque é terem conhecimento de como é que tem de ser a calda de aquafaba, quando tentarem novamente fazer com a água de cozer o grão de bico em casa.
Esta receita está disponível para a versão Bimby e Tradicional.
Fácil
20 m
4
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
120ml
Aquafaba
1 cch
Vinagre de maçã ou balsâmico (opcional)
140g
Açúcar em pó
Coloque num recipiente (de preferência de vidro) a aquafaba (água de cozer o grão de bico) e adicione o vinagre (caso utilize).
Bata a aquafaba até que fique com uma mistura igual às claras em castelo (branca e fofa) e quando virado o recipiente ao contrário não escorra esta mistura.
Neste momento adicione o açúcar em pó e volte a bater até ficar com uma mistura cremosa.
Coloque a borboleta no copo da Bimby e junte a aquafaba (de preferência fresca) e o vinagre (caso utilize).
Para bater programe, 3 min | vel 3-1/2
Adicione o açúcar em pó e programe 2 min | vel 3-1/2
Deixe o seu comentário