O pomelo também conhecido por Cimboa (Citrus maxima), pertence à família dos citrinos e é o fruto uma árvore da família Rutaceae. A árvore geralmente tem 4 a 5 metros de altura e é ramificada desde a base com ramos castanhos, folhas grandes, de cor verde intenso. Possui flores vistosas e aromáticas. O fruto pomelo pode chegar aos 15-20 cm de diâmetro. A casca tem uma cor esverdeada, amarela ou avermelhada. A polpa é aquosa, amarga e tem muitas sementes. O pomelo é a maior fruta da família dos citrinos, que pode pesar até entre 1 e 2 quilos.
O que é o Pomelo? É uma fruta muito idêntica à laranja, podendo mesmo dizer que se trata de um laranjão. Ainda não é muito conhecida em Portugal, mas na Índia, Estados Unidos, Israel e Argentina, esta fruta é muito valorizada, principalmente para preparar sumos ou batidos.
O pomelo tem um sabor amargo e adstringente, por isso normalmente não é consumida ao natural, mas pode ser preparar para bebidas ou batidos. Pode no entanto consumir ao natural. Corte o pomelo transversalmente, separe os gomos e adicione açúcar.
SAZONALIDADE
BENEFÍCIOS
- Rico em vitamina A e C e Fibras
- Antioxidante (protege os radicais livres, mantendo a pele jovem)
- Previene a anemia
- Diminui a hipertensão
- Baixa o colesterol mau (LDL) e o açúcar do sangue
- Melhora estados de insónia
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- Tem propriedades anticépticas
- Melhora o sistema imunitário
- Previene a anemia
- Fortalece as células do organismo
- Previne a prisão de ventre
- Tem propriedades diuréticas e antioxidantes
- Previne sintomas de gripes
Deixe o seu comentário